quinta-feira, 29 de março de 2012

Ossos Pneumáticos

Eu estava lendo umas provas de concurso, eis que me deparo com essa questão: Os ossos pneumáticos não fazem parte da estrutura esquelética humana. 'Ossos pneumáticos' esse nome não me era estranho, mas estudei isso ha uns 4 anos atrás então não me lembrava o que eram ao certo. Pesquisei e descobri que:
Osso Esfenóide
Ossos Pneumáticos são ossos dotados de cavidades preenchidas por ar e revestidas por mucosa. Não possuem formas geométricas e são ocos, e sua função é dar leveza e aumentar a área de inserção dos músculos. No corpo humano esses ossos estão presentes no crânio e são velhos conhecidos nossos, como o O. Frontal, o O. Maxilar, o O. Esfenóide, o O. Etmóide e o O. Temporal.



As cavidades presentes nesses ossos são denominadas de seios, de acordo com o osso onde está presente, no O. Frontal são os seios frontais, O. Maxilar, seios maxilares, O. Esfenóide, seios esfenoidais, O. Etmóide, seios etmoidais. Esses seios são conhecidos também com paranasais. E, por último, na apófise mastóide, presente no O. Temporal estão as cavidades mastóideas.
No caso de um trauma, os seios da face absorvem o impacto e transmitem menos energia cinética para o encéfalo.

Sinusite
Ou seja, a afirmação que eu encontrei na prova é falsa, os ossos pneumáticos estão muito presentes na estrutura esquelética humana e possuem importantes funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário